
Sempre que falamos de marketing em sala de aula eis que surge aquele(a) com a pergunta sobre Marketing Pessoal. Resolvi postar aqui alguma coisa sobre esse tema, algo básico mesmo.
Marketing é muito mais que Publicidade e Propaganda. Da mesma forma, Marketing Pessoal é muito mais que Propaganda Pessoal. Entre as variáveis que fazem a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma pessoa, encontramos cinco competências desenvolvidas por aqueles que conseguem construir uma vida mais produtiva, rica e feliz.
A primeira é a competência do Autoconhecimento - Quando investimos em autoconhecimento e aprendemos mais sobre nós mesmos, conseguimos identificar nossos pontos fortes e principais qualidades. Somos capazes de reconhecer nossa verdadeira identidade; aquilo que nos torna únicos e especiais, aquilo que faz de cada um de nós um "produto" diferenciado no mercado. E aí tomem cuidado com essa definição relacionado a pessoas. Muitas revistas de negócios costumam apenas lançar mão do termo a torto e a direita. Porém isso é uma outra discussão.
A segunda competência é Visão - Uma vez que conhecemos o produto "você", devemos agora pensar: Para que serve? Em que mercado pode fazer sua maior contribuição? Considerando suas características e qualidades específicas, qual o melhor uso a fazer do produto? Onde quer chegar? Ou seja, qual a Visão de Mercado para o produto "você"? Conhecemos muitas pessoas, com potencial e talento, que não chegam a lugar algum, porque não tem visão de onde podem ser mais úteis e valiosos. Construir uma Visão de Futuro é fundamental para projetar o sucesso social, financeiro e emocional.
A terceira competência é a Comunicação - Devemos desenvolver a Comunicação Verbal (oral e escrita) e Não-Verbal (aparência visual, gestos, forma de andar, postura, aperto de mão, olhar, roupas etc), lembrando que todas as formas da comunicação tem um impacto direto no nosso Marketing Pessoal (apresentação, negociação, administração de conflitos, falar em público, redação de cartas e e-mails, condução de reuniões etc). Além de tudo isso, nossa habilidade de praticar a "comunicação perceptiva" (ouvir de verdade) pode nos ajudar a compreender melhor os outros e a conquistar sua confiança, conseguindo apoio para nossos planos, nossas idéias e nosso desenvolvimento.
A quarta competência é o Aprendizado - 0 que explica o fato de haver muitos jovens, já vivenciando o sucesso, enquanto há pessoas com, mais idade tentando, encontrar um lugarzinho ao sol tipo Eu? A velocidade do Aprendizado - Todo mundo gosta de trabalhar com pessoas que aprendem rápido e logo dominam uma atividade. E pessoas que aprendem rápido evoluem mais depressa e acumulam experiência em menos tempo de vida.
A quinta competência é a Prática - A qualidade da execução é a maior evidência da qualidade de uma pessoa. E a Prática que vai proporcionar a melhor execução. E a disposição para praticar, insistentemente e incansavelmente, em busca da Excelência, será sempre a melhor ferramenta de construção do Marketing Pessoal de qualquer um. "Onde há vontade, há um caminho". E onde há boa vontade, há muitos caminhos. Todos admiram e tendem a torcer por aqueles "bravos guerreiros" que não se curvam frente as dificuldades, que persistem e que fazem acontecer. Sua prática é a sua entrega. E a etapa final do Marketing, o cumprimento da promessa de quem você é e do que você é capaz. Muitos dizem que "a primeira impressão é a que fica". Mas lembre-se também que a última impressão é a que dura.
Certamente, há muito mais a se dizer sobre Marketing Pessoal. Mas, quem sabe essas poucas palavras já possam fazer uma enorme diferença pra você? Essas cinco competências farão o seu Marketing Pessoal melhorar em algum ponto se colocá-las em prática. Tome muito cuidado com os exemplos exagerados de marketing pessoal que se faz aqui em Belém. Aqui se gosta muito de aparecer nos jornais de final de semana nas páginas de negócios sem ter o que dizer efetivamente. As vezes se chega até a repetir os textos com os de outros domingos passados, apenas mudando as fotos. 90% do Marketing Pessoal praticado na região não tem consistência e é vazio de assunto. Lembro-me em determinado momento em um conversa com um jornalista famoso da região que me disse: "cuidado com a exposição à mídia. Ela se parece com exposição ao sol. Se você não equilibrar pode acabar se queimando". Que o digam alguns ex-companheiros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário