
Um dia desses me deparei com um texto do professor Eugênio Mussak da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo que relatava os mitos e verdades na questão da promoção no emprego e cita que o candidato deve possuir competências múltiplas que o diferencie dos demais e que tais competências sejam visíveis e estejam alinhadas ao projeto da empresa.
Pra começo de conversa quero fique bem claro que essa questão de competência, nesses casos, é bastante relativa. Nem sempre o mais competente é o que leva vantagem, isso se nós tomarmos como base a conceituação de competência tradicional que os periódicos da administração sempre relatam. Quem disse que jogar tênis com chefe não é questão de competência?
Mas afinal o que é Competência? Bom, segundo um grande professor que tive chamado Ricardo Guterres em uma de nossas aulas no famoso MBA da FIA-USP ele classificou competência como sendo a composição de três atributos básicos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Quando falo em composição de atributos estou me referindo a capacidade que cada candidato tem em somá-los produzindo ao final um conjunto de competências únicas como um produto de sua força de trabalho e que possa ser oferecido não só a empresa que você está atualmente empregado, mas sim ao conjunto de empresas atuantes no mercado tornando-o empregável.
Aí você poderia me questionar. Como posso desenvolver na prática esses atributos? Bom, aí veremos o seguinte. Em relação ao primeiro atributo que é Conhecimento você pode começar a se perguntar. O quanto eu conheço do mercado em que minha organização atua? Conheço a Missão, Visão e Valores Organizacionais? Eu conheço efetivamente a minha organização por inteiro? Sei quais são os principais negócios dela? Sei que são as pessoas-chaves? O quanto eu conheço dos produtos que a minha empresa vende? O quanto eu conheço dos produtos da concorrência? Conheço meus clientes? Será que sou um bom conhecedor da minha atividade dentro da organização? Qual a minha formação atual? Procuro estudar uma outra língua como o inglês, espanhol, francês? Essas são perguntas relativas ao atributo Conhecimento.
Quanto ao atributo Habilidade essa tem relação com capacidades de comunicação, vendas, liderança, negociação ou até mesmo habilidade de trabalhar em equipe. Se você souber se comunicar já é um grande passo em busca das outras habilidades. Lembre-se que no processo de comunicação mais de 50% está concentrado na postura corporal. Não esqueça! O corpo “fala”.
Por último, o atributo relacionado à Atitude. Essa capacidade tem ligação com aspectos relacionados à organização pessoal, a consciência ambiental e responsabilidade social, transparência e honestidade, auto-motivação, iniciativa, ética, gostar de pessoas e ser pró-ativo.
Colocar isso em prática na vida corporativa nem sempre é fácil, porém com treino e persistência aos poucos seu comportamento começa a se modelar dentro dessa perspectiva. Isso não quer dizer que o aprimoramento desses atributos seja uma uma condição certa de promoção, contudo já é um grande passo em busca dela.
Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário