Homens e mulheres da terceira idade utilizam mais internet por banda larga do que os jovens.
02/04/2012 - 23:04
A conclusão é da pesquisa do Instituto Qualibest (www.institutoqualibest.com.br), que divulgou os resultados do estudo, nacional, sobre os hábitos da terceira idade, e revelou ainda que 37% dos homens e mulheres da terceira idade usam celulares com conexão de alta velocidade, contra apenas 29% dos jovens. Já o acesso por computadores, via serviços convencionais de assinatura, esta diferença cresce ainda mais, pois 93% dos mais velhos contam com este serviço, contra só 66% dos jovens. Entre 3.700 entrevistados de todo o país, o instituto comparou duas amostras de homens e mulheres: 318 participantes de idade acima dos 60 anos e 1.184 pessoas entre 18 e 24 anos.
No uso da Internet pela terceira idade, os homens são mais ativos que as mulheres e representam 65% da amostra. Neste segmento, 85% estão na faixa dos 60 aos 69 anos - principalmente, nas capitais. Na comparação com os jovens, a terceira idade acessa mais a Internet quando o assunto envolve serviços online de notícias, bancos e sites ligados a viagens. Nestes aspectos, o estudo aponta que 78% dos homens e mulheres da terceira idade acessam portais de notícias, contra 68% do público jovem. Já com relação aos sites de e-commerce, esta proporção fica em 72% para 60%, respectivamente.
Com relação às redes sociais, 71% dos entrevistados da terceira idade acessam redes como Facebook, Orkut e afins. Dos entrevistados jovens, 91% são usuários das redes sociais.
Um dado interessante se refere à quantidade de horas que os internautas da terceira idade ficam conectados à Internet. Quando comparados aos mais jovens, a diferença do tempo médio de navegação fica em torno dos 40 minutos, sendo que jovens passam cerca de 4h49m conectados nos fins de semana e os mais velhos ficam online por cerca de 4h11m.
Com relação aos jogos online, a predominância é de jovens, pois 65% costumam jogar, contra apenas 43% dos representantes da terceira idade afirmaram jogar. Mas a maior diferença está no tipo de jogo escolhido por cada perfil. Os mais jovens costumam se envolver bastante com games mais "complexos" (RPG, jogos de guerra, vida digital, lutas etc.), enquanto os mais maduros preferem jogos originados no "mundo off-line", sem a necessidade de interações com outros jogadores, como cartas e tabuleiro (pocker, tranca, truco, gamão, damas, xadrez etc.).
No geral, não há grandes diferenças entre os dois públicos com relação aos canais usados para jogar via Internet. A maioria usa mesmo equipamentos desktop ou notebooks. Outra semelhança entre os perfis analisados, é que mais de 90% destes públicos declararam não pagar para jogar.
03/04/2012 - Monitor Mercantil on-line - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário